segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

On 03:14 by Erminio Melo in    No comments
Na sexta-feira (10), o Município de Guamaré recebeu a visita de Técnicos do Ministério da Saúde, Secretaria Estadual da Saúde Pública do RN – SESAP e III Unidade Regional de Saúde Pública, o objetivo da visita foi conhecer em loco o trabalho que estar sendo realizado pelo Município de Guamaré, através da Secretaria de Saúde na atenção básica que vem se tornando referência nacional. Foi um dia de trabalho voltado ao conhecimento dos serviços prestados em Guamaré, bem como da metodologia de gestão adotada pela Secretaria Municipal de Saúde para chegar a resultados tão expressivos. “Em Guamaré-RN, encontramos Unidades de Saúde com estruturas de primeiro mundo, gestão orientada, equipes coesas e entrosadas, tecnologia em plena Ascenção”, disse Webster técnico referência do Ministério da Saúde para o desenvolvimento da atenção básica.
Depois das visitas as Unidades de Saúde de Guamaré, a equipe de comunicação do Ministério da Saúde, realizou diversas entrevistas com usuários do SUS municipal, profissionais de saúde e com a gestão municipal, bem como realizaram filmagens por todo o município. “A proposta é que seja gravado um vídeo institucional que servirá para divulgação do e-SUS PEC em todo território nacional” disse Pree Leonel assessora de comunicação do Ministério da Saúde.
“Saímos empolgados com o que vimos em Guamaré, nós acreditamos na potência da atenção básica e, Guamaré mostra ao Brasil como deve funcionar o nosso Sistema Único de Saúde”, disse Ivana e Hugo, ambos técnicos da Secretaria Estadual da Saúde Pública.
Ao término da visita, o Secretário Municipal de Saúde Adriano Diógenes, se surpreendeu com o convite feito pelo Sr. Webster para que Guamaré passe a integrar o seleto grupo de seis municípios brasileiros que ajudam o Ministério da Saúde no desenvolvimento de novas tecnologias para o setor saúde. “Secretário vocês estão de parabéns, daqui saímos encantados, visitamos todo o país e vocês não tem ideia de quanto são pioneiros em diversas políticas do SUS” disse Webster e acrescentou: “para o Ministério da Saúde vai ser um privilegio ter Guamaré como parceiro institucional”.
Ao término da visita, o Secretário Municipal de Saúde, Adriano Diógenes fez uma fala de agradecimento a todos os técnicos do Ministério da Saúde, SESAP e III URSAP, pela visita e, aos técnicos do município por acreditarem na proposta da Secretaria Municipal de Saúde de juntos fazermos uma saúde verdadeiramente de qualidade, ética, responsável e comprometida tendo como pilar institucional o usuário e, sobretudo, ao prefeito Hélio Willamy, por protagonizar todo esse momento, sem o apoio marcante e participativo de nosso prefeito no desenvolvimento das políticas públicas voltadas a saúde de nossa população, nada disso seria possível.
E não para por aí, como Guamaré é referência nacional para o e-SUS PEC (100% das UBS já utilizam o sistema), vários municípios do estado estão agendando visitas para conhecer a experiência do nosso município. No próximo dia 15/02, será a vez da Secretaria Municipal de Saúde de Natal. “É muito importante para Guamaré ser o protagonista dessa inversão de fluxo institucional”. Antes os municípios do interior buscavam conhecimento na Secretaria Estadual da Saúde Pública do RN e na Secretaria Municipal de Saúde de Natal, pois lá estavam os melhores técnicos do Estado. Hoje vivemos a ótica inversa, da capital e do nível central, vim até Guamaré para aprender e somar esforços na dinâmica de implantação de sistemas de saúde. Isso mostra que estamos no caminho certo”, ratifica Adriano Diógenes.

0 comentários: